Catarina Cunha Martins
CATAA
Catarina Cunha Martins, é licenciada em engenharia Agronómica – Ramo Florestal pela Escola Superior Agraria de Castelo Branco é mestre em Forestry, Water and Landscape pela Faculty of Forestry and Wood Sciences – Czech University of Life Sciences Prague.
Em 2011 enquanto bolseira ao abrigo do programa Erasmus fez parte da equipa do Forest Management Institute Brandýs nad Labem. O programa de estágio destinado a acompanhar o inventário florestal da República Checa, onde foi possível desenvolver competências na implementação, execução e administração dos dados referentes aos planos regionais de desenvolvimento florestal, incluindo o sistema tipológico florestal nacional. E aquisição de competências na gestão de Informação e base de dados no ramo da silvicultura, pesca e caça e na recolha de dados no terreno.
Em 2014 iniciou a carreira enquanto Técnico Superior na empresa SILVAPOR – Ambiente e Inovação, LDA sediada em Idanha-a-Nova, onde acompanhou a produção, manuseamento e instalação de plantas florestais. Elaborou e acompanhou Planos de Gestão Florestal e desempenhou funções de acompanhamento e gestão de equipas, em trabalhos florestais e de manutenção rodoviária. Foi responsável pela gestão de meios e equipas no terreno no controlo do nemátodo da madeira do pinheiro (NMP) e a implementação das medidas de proteção fitossanitária impostas pela legislação, trabalhando diretamente com o Instituto Conservação Natureza e Florestas (ICNF). Na parte administrativa deu apoio na reorganização do manual e os demais procedimentos, do Sistema de Gestão de Qualidade. Foi formadora na área florestal e em higiene e segurança no trabalho.
Foi no ano de 2016 que ingressou a equipa da ASK ME ABOUT TEAM, LDA, uma empresa albicastrence onde foi responsável pela elaboração e acompanhamento de projetos florestais no âmbito do PRODer e PDR2020 e elaboração de PGF (Plano de Gestão Florestal). Prestou assessoria técnica de âmbito florestal e agrícola, fez o acompanhamento de operações silvícolas no terreno. Foi responsável pela recolha de dados cadastrais rurais com recurso a GPS e edição cartografia através de sistemas de informação geográfica (ARCGis e QGIS).
Fez parte da equipa da SGS Portugal – Sociedade Geral de Superintendência S.A em 2019 e 2020. Onde realizou ações de controlo físico e por teledeteção, elaboração de relatórios finais de controlo e acompanhamento de ações no terreno no âmbito das ajudas e dos apoios financeiros concedidos pelo IFAP.IP, no território de Portugal Continental. Esteve em contacto directo com agricultores e com a DRAPC.
Ingressou no CATAA em 2021 como membro da equipa do projeto CULTIVAR com o intuito de estabelecer o contacto direto com agricultores e produtores e dar apoio na realização de ensaios, levantamentos e colheita de dados em campo com e sem recurso a Sistemas de Informação Geográfica e GPS. Realiza também a interpretação de resultados e elaboração dos respetivos relatórios e mapas em QGIS e SIG
Simultaneamente integrou a equipa de I&D do CATAA em Unidades Piloto de produção de alimentos apoiando o funcionamento de equipamentos, instalações e estabelecimento de protocolos. Teve participação ativa em trabalhos de desenvolvimento e produção de novos produtos à escala piloto e otimização de processos de fabrico.
Actualmente exerce funções na gestão de projetos onde dá suporte técnico e administrativo na elaboração e implementação de projetos nacionais e internacionais.
Participa ativamente em atividades de investigação (I&D) e promoção a decorrer no âmbito dos projetos CULTIVAR e FUSILLI. Trabalha em equipa e associação com pessoal investigador e/ou docente superior.
É co-autora de publicações científicas.
