Alexandre Campos
Competinov
Viveu, estudou e trabalhou em Miami, Madrid, Porto. Foi comercial e consultor sénior em três multinacionais. Fundador e CEO da Competinov – Internacional & Innovation Intelligence, que representam 19 anos a desenhar, otimizar e implementar inovação organizacional e estratégica, processos de internacionalização, bem como de inovação no valor de produtos para a Indústria, com ênfase muito em particular nos Clusters Portugueses e Internacionais.
Empresário, consultor, professor universitário, formador e palestrante em seminários de temas relacionados com Estratégia e Liderança em Ambientes VUCA (de elevada volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade); Visão Empresarial e Imaginação Criativa; Competências para a Decisão; Systems and Critical Thinking; Competitive Intelligence; Estratégias de Coopetição para a internacionalização e inovação em Rede; Inovação Organizacional e Estratégica; Organização Holográfica e Auto-organizada; Marketing Industrial; Gestão de informação e do Conhecimento Organizacional, no contexto da sociedade da informação e do conhecimento.
Coordenador de várias ações de Formação e consultoria para empresários, nas áreas de Internacionalização e Inovação (mais de 40 mil horas).
Formador em ações de formação-acção para empresários (mais de 4 000 horas).
Membro da rede de consultores/facilitadores internacional SOL (society for organizational learning), que nasceu na Universidade MIT, baseada no trabalho do Peter Senge (livro a quinta disciplina – aprendizagem organizacional).
Fundou três empresas e uma camara de comércio: Competinov e Infoteli – Portugal; Yumn worldwide – Iraque; Câmara de Comércio Luso-Egípcia.
Doutorando em Sociologia, no programa de Metodologias de Investigação, Sociologia e Cultura – Universidade Complutense de Madrid; Curso de Psicologia Analítica – International Academy of Analytical Psychology – IAAP; MBAI – Florida Atlantic university/ESIC; Master em Administração e Recursos Humanos – ESIC – Madrid; Licenciado Em Gestão de Marketing – IPAM – Porto.
Autor e coautor de mais de 30 estudos publicados de Market Intelligence e Innovation Intelligence nacionais e internacionais, bem como de Planeamento de Desenvolvimento Territorial.
