Utilização de Macroalgas e Plantas Halófitas na produção de Chouriço Tradicional

Setor agroindustrial subsetor dos produtos cárneos

Desafio da Sustentabilidade económica

“O projeto I&D em curso tem como principal objetivo, a investigação e desenvolvimento da utilização de macroalgas e plantas halófitas na produção de chouriço tradicional, como intensificadores de sabor, substituindo o sal e aditivos emulsionantes contendo fosfatos e beneficiando a saúde do consumidor.
Neste âmbito a empresa, pretende averiguar a possibilidade de produzir enchidos sem fosfatos e com teor reduzido de sal, utilizando como substituto macroalgas e plantas halófilas.”

Descrição do desafio

O presente projeto pretende a implementação de uma estratégia de desenvolvimento de produtos de charcutaria tradicional com recurso a macroalgas e plantas halófitas que proliferam naturalmente na zona do Cabo Mondego e no estuário do Rio Mondego. Permitirá a obtenção de um produto saudável, nomeadamente no que diz respeito à concentração de sal e de aditivos emulsionantes. As macroalgas e plantas halófitas são ricas em diversos minerais, como potássio e magnésio, para além de sódio. Adicionalmente contêm diversos compostos proteicos que poderão ser utilizados como potenciais intensificadores de sabor e que conferem textura aos produtos.
Assim, o projeto proposto, potencia a inovação, pelo desenvolvimento de um alimento funcional, com benefício para a saúde, quando comparado com a oferta tradicional, e tendo em consideração nichos de mercado com procura de propriedades nutricionais específicas. O produto apresenta um elevado potencial de inovação e internacionalização, pela aposta na autenticidade e qualidade de um produto tradicional envolto num novo conceito de alimentação mais saudável e original.
Associado ao processo de desenvolvimento do produto, estão ações tecnológicas essenciais à qualidade e segurança alimentar do mesmo, no sentido de obter um produto adequado às exigências dos consumidores.

Qual o grau de inovação do problema-desafio?

A oportunidade de desenvolvimento de um produto com características da charcutaria tradicional, mas com propriedades específicas e saudáveis, surge da necessidade de inovação no mercado, diferenciação da concorrência e inclusão da organização, no âmbito da economia circular estabelecendo sinergias com empresas da região.
O desenvolvimento de um novo produto, terá como resultados esperados, a resolução da problemática do teor de sal na charcutaria tradicional; a conceção de um produto com características saudáveis no que diz respeito à utilização de aditivos emulsionantes sintéticos; a introdução de um produto de charcutaria num nicho de mercado reservado aos produtos saudáveis; desenvolvimento de um produto com características organoléticas e nutricionais que poderá ser direcionado a um público com necessidades especiais; desenvolvimento de uma estratégia de marketing associada ao novo produto; estabelecimento de parcerias entre empresas do concelho desde a I&D até à produção e comercialização do produto descrito.

Qual o grau de potencial de mercado do problema-desafio?

A realização do projeto permite avaliar o potencial de produção de um novo produto, para um novo nicho de mercado com características da charcutaria tradicional, mas com um novo conceito. A abordagem a novos mercados será efetuada com uma estratégia de marketing e comunicação capaz de influenciar a decisão de compra dos clientes que valorizam os fatores de diferenciação apresentados.
A estratégia de comercialização adotada pretende a introdução do produto no mercado nacional e internacional, no entanto, as suas características diferenciadoras, permitem o aumento do potencial de internacionalização.
Os produtos de charcutaria têm elevada procura nos mercados internacionais, nomeadamente no chamado mercado da saudade. A charcutaria portuguesa é bastante apreciada, tendo como concorrentes diretos produtos espanhóis e italianos.
O mercado de exportação representa cerca de 15% a 20% da faturação da CCEL – Casa das Carnes do Ervedal, Lda, sendo os produtos maioritariamente direcionados para o mercado europeu.
A elevada concorrência que se constata no mercado internacional, abriu portas à necessidade de investigação e desenvolvimento de novos produtos, de forma que uma potencial ameaça da concorrência se transforme em oportunidade de negócio.
A diferenciação da concorrência, é um ponto de partida para traçar a estratégia de comunicação a delinear permitindo detetar novas oportunidades, reformulando a estratégia comercial da organização para a introdução no mercado dos novos produtos. 

Qual o grau de sustentabilidade do problema-desafio?

O perfil do consumidor tem sofrido alterações ao longo dos anos. Na atualidade, verifica-se uma tendência para o aumento do consumo de produtos naturais, orgânicos, ou cujo processamento seja o mínimo possível. Este é o ponto de partida para a necessidade de investigação e desenvolvimento de novos produtos, num mercado em que o consumidor se preocupa cada vez mais com os efeitos do sódio e dos aditivos alimentares na sua saúde.
O surgimento no mercado dos chamados “novos alimentos”, aumentam a curiosidade do consumidor, sobre o papel dos mesmos na cadeia alimentar. As macroalgas e plantas halófitas que se encontram em fase de estudo e avaliação como parte integrante de produtos de charcutaria tradicional, são um fator claramente diferenciador neste tipo de produtos nos mercados internos e externos e um aspeto de sustentabilidade a considerar.
A organização detém uma certificação FSSC 22000, e pretende incluir no seu âmbito os novos produtos em desenvolvimento, garantindo a segurança alimentar nos processos, produtos e a satisfação dos consumidores.
A viabilidade económica do projeto, é um dos objetivos a concretizar, através da gestão de produto, plano de comunicação e marketing.